quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

DIFERENÇAS ENTRE UM PULMÃO SAUDÁVEL E UM DOENTE

Os seres humanos possuem dois pulmões, cada um medindo entre 25 e 30 centímetros de comprimento. Sua principal função é realizar a respiração, transportando o oxigênio para o corpo e exigindo o mínimo de esforço do indivíduo quando saudável. Pulmões sofrendo com doenças ou condições médicas não só prejudicam a respiração normal, mas também trazem diversos outros problemas ao paciente.

Significância

Um pulmão saudável trabalha mais quando o corpo precisa de mais ar, e diminui seu funcionamento quando o organismo está descansado. Um pulmão com doenças inibe a respiração.

Pulmões saudáveis

Um adulto normal respira 20.000 vezes por dia, em média, o que significa entre 15 e 20 respirações por minuto. Pulmões saudáveis conseguem acompanhar esse ritmo sem problemas, mas um pulmão com doenças pode carregar condições como asma, bronquite crônica e enfisema, todas essas prejudicando seu funcionamento normal. Infecções como influenza, pneumonia e tuberculose também podem afetar os pulmões.

Identificação

Fumo, bactérias, vírus e poluição do ar podem causar doenças no pulmão. Uma tosse crônica, respiração ofegante, muco crônico, sibilos, tosses com sangue e dores nos peitos podem ser sintomas de problemas nos pulmões. Uma pessoa com o pulmão saudável respira de forma livre e clara.

Exames

Raio-X de tórax, tomografia computadorizada e ressonância magnética são exames utilizados para detectar doenças nos pulmões, podendo revelar áreas suspeitas, nódulos e irregularidades. Imagens mostram claramente a diferença entre um pulmão saudável, inflado e rosado, e um doente, que parece encolhido, escuro e gasto.

Considerações

Mais de 25% dos pacientes diagnosticados com câncer de pulmão não apresentam nenhum sintoma imediato ou externo. Mudanças na respiração, tosse persistente, dor e/ou perda de peso devem ser motivos para uma visita ao médico. Não-fumantes também podem adquirir câncer de pulmão e qualquer mudança na saúde do paciente deve ser avaliada.

Prevenção/solução

Métodos para manter a saúde do pulmão e livrá-los de doença incluem parar de fumar, realizar exercício físico, evitar a inalação de produtos químicos fortes, fumaça e poluição.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

INFECÇÃO UTERINA NA GRAVIDEZ

A infecção uterina na gravidez, também conhecida como corioamnionite, é uma condição rara que acontece mais frequentemente no final da gestação e, na maioria dos casos, não coloca em risco a vida do bebê.
Esta infecção acontece quando as bactérias do trato urinário alcançam o útero e, normalmente, se desenvolve em grávidas com trabalho de parto prolongado, rompimento da bolsa antes do tempo ou infecção urinária.
A infecção uterina na gravidez é tratada no hospital com injeção de antibióticos na veia para impedir complicações no bebê, como pneumonia ou meningite.

Sintomas da infecção uterina na gravidez

Os sintomas da infecção uterina na gravidez são raros, mas podem incluir:
  • Febre acima de 38ºC;
  • Calafrios e aumento da sudorese;
  • Sangramento vaginal;
  • Corrimento vaginal com cheiro fétido;
  • Dor abdominal, especialmente durante o contato íntimo.
É normal que a infecção uterina na gravidez não provoque sintomas e, por isso, a grávida pode só descobrir que tem uma infecção durante uma consulta de rotina no ginecologista ou obstetra.
Porém, caso surjam sintomas, é recomendado consultar o obstetra o mais rápido possível, para fazer exames de sangue e ultrassonografia para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado. Além disso, também pode ser necessário ecografia ou cardiotografia, para avaliar a saúde do feto.

Tratamento para infecção uterina na gravidez

O tratamento para infecção uterina na gravidez deve ser orientado pelo obstetra e, normalmente, é iniciado com o uso de antibióticos na veia, como Gentamicina ou Clindamicina, durante 7 a 10 dias, para eliminar as bactérias que estão provocando a infecção.
No entanto, nos casos mais graves, em que há risco de o bebê desenvolver pneumonia ou meningite, pode ser recomendado fazer o parto normal antes do tempo. A cesárea só deve ser utilizada em último caso para evitar contaminar o abdômen da grávida.

CIRURGIA DE TIREOIDE

A cirurgia de tireoide é utilizada para tratar problemas na tireoide, como nódulos ou câncer, e pode ser total ou parcial, dependendo se a glândula é, ou não, retirada completamente.
Geralmente, a cirurgia é bem sucedida, mesmo em casos de câncer, sendo muito utilizada como cura para vários problemas da tireoide.

Como é feita a cirurgia de tireoide

A cirurgia de tireoide é feita sob anestesia geral e, durante operação, o médico faz um corte na garganta, permitindo observar e retirar a tireoide.
Antes da cirurgia de tireoide, o indivíduo deve fazer 8 horas de jejum e evitar tomar remédios com AAS durante 10 dias.
Após a cirurgia, o paciente pode regressar a casa no dia seguinte, uma vez que é raro o surgimento de complicações, voltando para a consulta de revisão 7 a 10 dias depois, ou de acordo com as orientações do médico.

Riscos da cirurgia de tireoide

Os riscos da cirurgia de tireoide podem incluir:
  • Alterações na voz;
  • Diminuição dos níveis de cálcio no sangue;
  • Hematomas no local da cirurgia.
Embora raros, o paciente deve estar ciente dos riscos antes de aceitar fazer a cirurgia de tireoide.

Pós-operatório de cirurgia de tireoide

O pós-operatório da cirurgia de tireoide dura cerca de 1 mês e durante esse tempo o individuo deve evitar fazer esforços físicos, voltando às atividades diárias de acordo com as indicações e avaliação do médico.
Durante a recuperação da cirurgia de tireoide o indivíduo pode sentir dor leve e tosse, que normalmente reduzem ao fim de 1 semana e que estão relacionadas com a inflamação da garganta, sendo que o médico pode indicar a ingestão de remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, em caso de emergência.
O curativo da cirurgia de tireoide não deve ser molhado e, geralmente, é removido após 7 dias, juntamente com os pontos da ferida cirúrgica, promovendo o crescimento de uma cicatriz pouco visível e que pode ter entre 3 a 15 cm de comprimento.

CURATIVO PARA QUEIMADURA

O curativo para queimaduras de primeiro grau e das pequenas queimaduras de segundo grau podem ser feitos em casa, utilizando compressas frias e sulfadiazina de prata. Já o curativo para queimaduras de terceiro grau deve ser sempre feito no hospital ou no centro de queimados porque são graves e necessitam de cuidados especiais para evitar infecções.

Curativo para queimadura de 1º grau

Para o curativo de queimaduras de 1º grau é recomendado:
  • Lavar imediatamente o local queimado com água fria e sabão neutro por mais de 5 minutos para resfriar a pele e para que fique limpa e livre de micro-organismos;
  • Nas primeiras horas aplicar uma compressa de água potável gelada, trocando sempre que ela já não estiver fria;
  • Aplicar uma fina camada um bom creme hidratante para hidratar a pele, mas evitar a vaselina.
As queimaduras de sol geralmente são uma queimadura de primeiro grau e o uso de uma loção pós sol, como o Caladryl, em todo corpo pode ajudar a aliviar a dor e evita que a pele descame. É importante também usar protetor solar e evitar a exposição ao sol.

Curativo para queimadura de 2º grau

O curativo para pequenas queimadura de 2º grau pode ser feito em casa, seguindo os seguintes passos:
  • Lavar da região queimada com água e sabão neutro por mais de 10 minutos para limpar a região e diminuir a dor;
  • Rompimento das bolhas com uma agulha esterilizada;
  • Aplicação de uma gaze com creme de sulfadiazina de prata a 1% para o curativo oclusivo;
  • Enfaixar o local cuidadosamente com uma atadura.
Nas queimaduras maiores que a da imagem a seguir, o mais indicado é procurar atendimento médico.
Após a cicatrização, para evitar que a região queimada fique manchada é aconselhado passar um protetor solar acima de 50 FPS e proteger a área do sol.

Curativo para queimadura de 3º grau

O curativo para queimaduras de 3º grau é sempre feito no hospital ou no centro de queimados e pode seguir os seguintes passo:
  • Banho com água corrente abundante e sabão neutro por 20 a 30 minutos;
  • O médico ou enfermeiro deverá limpar toda a região, retirando toda a pele queimada;
  • Aplicação de medicamentos por toda a área queimada.
Neste caso, o indivíduo deverá permanecer internado e pode necessitar de enxertos de pele.
Na presença de dúvida sobre a profundidade e gravidade da queimadura, deve-se procurar ajuda médica especializada ligando para os números 190 (Bombeiros) ou 0800 707 7575 (Instituto Pró-queimados).

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

EXAME DE PRÓSTATA

O exame de próstata inclui o toque retal e o exame de sangue PSA, que devem ser avaliados em conjunto, anualmente, a partir dos 45 anos de idade, especialmente quando há histórico familiar de câncer de próstata.
Se o médico encontrar alguma alteração ao realizar estes exames, poderá indicar uma ultrassonografia da região e depois, se achar conveniente, realizar uma biópsia da próstata, retirando um pedacinho e enviando para análise laboratorial.
Se for confirmada alguma alteração na próstata, o médico poderá esclarecer ao indivíduo em relação as opções de tratamento para o câncer de próstata que incluem a retirada da próstata através de uma cirurgia chamada prostatectomia, radioterapia e/ou quimioterapia, dependendo da gravidade da doença. É importante ainda informar que estes tratamentos podem ter como efeito colateral a impotência sexual e a incontinência urinária, mas não realizar o tratamento é potencialmente fatal.

TABELA PARA SABER O SEXO DO BEBÊ

Uma das formas de saber o sexo do bebê é utilizando a tabela chinesa. Nela, basta combinar a idade lunar da mãe e o mês da concepção, que é o mês em que a mulher ficou grávida, para descobrir se ela está esperando um menino ou uma menina.

Como funciona a tabela chinesa para saber o sexo do bebê

Esta tabela funciona da seguinte maneira:
1) A mulher deve descobrir a sua idade lunar, que é a idade quando engravidou + 1, desde que não tenha nascido em janeiro ou fevereiro.
Por exemplo: Uma mulher que nasceu no dia 11/06/82, em 2012 completa 30 anos. Então, se ela engravidar neste ano, sua idade lunar será 31. Quem nasceu em janeiro ou fevereiro não precisa acrescentar +1 à sua idade, pois sua idade lunar é a mesma idade em que engravidou. Por exemplo: Uma mulher que nasceu no dia 29/01/85, em 2012 completa 27 anos. Se ela engravidar neste ano, sua idade lunar será 27, pois não necessita somar nada.
2) Basta saber em qual mês ela engravidou e verificar na tabela abaixo. Os quadrados azuis representam os meninos e os quadrados cor de rosa representam as meninas.
tabela chinesa sexo bebe

Considerações importantes

Algumas situações que deve ser levadas em conta são:
  • Quando a mãe nasceu antes da data prevista: Deve-se calcular a idade lunar de acordo com a data em que ela deveria nascer. Por exemplo: Se a mãe nasceu de 8 meses, nos meses de janeiro e fevereiro, ela deverá acrescentar + 1.
  • Este método pode ser falho em caso de gravidez de gêmeos.
Apesar dos chineses acreditarem que esta tabela é 99% segura. Atualmente, a melhor forma de descobrir o sexo do bebê é através do exame de ultrassom, realizado durante o pré-natal, mas também existe um exame de sangue chamado sexagem fetal, que pode dizer se o bebê é menino ou menina, levando em consideração a quantidade de hormônio na corrente sanguínea da mãe.

DIETA PARA ESTEATOSE HEPÁTICA

A dieta para esteatose hepática deve ser pobre em qualquer tipo de gorduras e reduzida em calorias, tanto na esteatose hepática causada pelo consumo excessivo de álcool como na esteatose hepática não alcoólica.
A esteatose hepática, ou fígado gordo, deve ser tratada de acordo com orientação médica e sempre acompanhado com alimentação orientada pelo nutricionista para evitar que o fígado piore, diminuindo os sintomas como cansaço, vômito ou dor abdominal.

Alimentação para esteatose hepática

Na dieta para esteatose hepática alcoólica ou não alcoólica é fundamental, além de evitar as gorduras, beber cerca de 1,5 - 2 litros de água por dia e comer a cada 3 horas, mesmo que não tenha fome.

Alimentos permitidos na esteatose hepática

Os alimentos permitidos para quem tem esteatose hepática podem ser:
  • Frutas, verduras e legumes - são alimentos ricos em fibras ajudam no controle do açúcar no sangue e podem diminuir a absorção de gorduras.
  • Leites desnatados e queijos magros, como a ricota e cottage - pois têm menos gorduras.
  • Pães, massas e cereais integrais - os alimentos integrais têm mais fibras e diminuem a absorção de gorduras.
  • Carnes magras e brancas, como peru ou galinha, por exemplo e peixes - porque são alimentos com menos gorduras.
Além disso, deve optar-se por alimentos grelhados, assados ou cozidos para não adicionar gordura aos alimentos.

Alimentos proibidos na esteatose hepática

Os principais alimentos a eliminar da dieta são as bebidas alcoólicas e alimentos que contêm gordura, como embutidos, manteiga, óleos, bolos com cobertura, sonhos, goiabada, doce de leite, frituras, pizzas, sanduíches, hambúrgueres e alimentos industrializados, por exemplo.

Para saber mais assista ao vídeo:

Cardápio para esteatose hepática

Um exemplo de cardápio para quem tem esteatose hepática pode ser:
Café da manhã - leite de arroz com granola.
Almoço - coxa de frango grelhada com arroz e salada de alface, tomate e repolho roxo temperada com gotas de limão. Para sobremesa uma pera.
Lanche - suco de melancia e duas torradas com queijo magro.
Jantar - pescada cozida com batata e brócolos temperados com gotas de limão. Uma banana para sobremesa.
As quantidades recomendadas em cada refeição variam de acordo com a idade, gênero e atividade física do paciente, por isso, é fundamental consultar um nutricionista para fazer uma dieta personalizada.

HEMORRAGIA MENSTRUAL

A hemorragia menstrual é aquela que acontece fora do ciclo menstrual, ou quando há menstruação abundante por mais de 7 dias. Ela pode ter diversas causas e é uma das queixas mais frequentes nos consultórios de ginecologia.
A hemorragia menstrual excessiva pode ser perigosa porque provoca a diminuição acentuada de ferro e aparecimento de anemia, reduzindo a quantidade de oxigênio no organismo. Além disso, dependendo da causa do sangramento excessivo, a mulher pode possuir um grave problema de saúde, como um câncer e por isso é importante buscar ajuda médica.

Tratamento para hemorragia menstrual

O tratamento para hemorragia menstrual depende da causa do sangramento excessivo. Assim, nos casos relacionados com a produção de hormônios, geralmente, os remédios para parar a hemorragia menstrual são os contraceptivos orais. Já em caso de infecção é recomendado tomar o remédio antibiótico mais adequado. Em casos mais graves, como mioma uterino ou câncer, a cirurgia de histerectomia pode ser indicada para remover uma parte ou a totalidade do útero.

Sintomas da hemorragia menstrual

O sintoma característico da hemorragia menstrual é a perda de sangue abundante pela vagina, por mais de 7 dias. Outros sintomas que normalmente acompanham a hemorragia menstrual são:
  • Dor na região íntima;
  • Perda de sangue com coágulos grandes;
  • Inchaço abdominal;
  • Cansaço fácil;
  • Pode haver febre.
Quando a mulher sente estes sintomas deve procurar um médico ginecologista para realizar  exame físico, ginecológico, de sangue, ultrassom a fim de diagnosticar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Causas da hemorragia menstrual

As causas da hemorragia menstrual podem ser diversas, estando relacionadas a fatores hormonais, físicos ou de doença que incluem:
  • Modificações do útero, como mioma, pólipos, adenomiose e câncer;
  • Alterações na coagulação sanguínea;
  • Problemas hormonais, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo ou falta de ovulação;
  • Infecção no útero, aparelho urinário ou bexiga;
  • Uso de contraceptivos orais;
  • Gravidez ou aborto espontâneo;
  • Pancadas na região abdominal ou pélvica.
​​Quando não é possível identificar a causa da hemorragia excessiva, pode ser considerado que a mulher sofre de hemorragia uterina disfuncional que não tem uma causa orgânica e que leva ao crescimento descontrolado do revestimento do útero, provocando sangramento e aumentando as chances de desenvolver câncer do endométrio.

domingo, 28 de dezembro de 2014

CIRURGIA PLÁSTICA NOS SEIOS


A cirurgia plástica nos seios pode ser feita para aumentá-los, diminuí-los, levantá-los e até mesmo para reconstruí-los nos casos de mastectomia.
A idade para fazer uma cirurgia plástica é a partir dos 18 anos. Os menores de idade precisam de uma autorização por escrito de seus responsáveis.
A cirurgia plástica nos seios, a mamoplastia, é feita com anestesia geral e a pessoa deve ficar internada na clínica por volta de 3 dias. Ficará enfaixada e inchada nos primeiros dias.
O resultado pode ser visto passados alguns dias, mas o resultado definitivo deve ser visto dentro de 4 a 8 semanas, com cicatrizes quase que invisíveis.

CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO


Quantos neurônios têm o cérebro humano?
- O cérebro humano tem cerca de 100 bilhões de células nervosas conhecidas como neurônios. Estudos revelam que os macacos têm seis bilhões de neurônios, e os camundongos, 71 milhões. Os neurônios do cérebro humano representam a metade do número de estrelas existentes na via láctea.

Por que piscamos os olhos?
É uma forma de o olho se proteger de certos agentes agressores da sua mucosa. Isto acontece porque o excesso de lágrima desidratada composta de gordura vai para o canto dos olhos levando todo tipo de sujeira. Ali, a parte líquida evapora ou é absorvida pelo duto lacrimal, e o que sobra é remela, que incomoda nos obrigando a piscar os olhos.

Do que é feita a remela?
- A remela é produzida pelo fígado, e é resultante da impurificação do sangue. Devido ao uso excessivo de alimentos gordurosos ou químicos, que agridem o fígado, este enfraquece e fica impossibilitado de filtrar a contento o sangue que leva consigo mucosas líquidas de gordura fazendo aparecer a sujeira da impureza no canto dos olhos.

Qual é o menor osso do corpo humano?
- É o estribo, um ossinho dentro do ouvido que mede entre 2,5 a 3,4 milímetros. Esse pequenino osso é assim chamado por ter formato de um estripo usado na boca dos cavalos. Apesar de minúsculo, o estribo tem um papel essencial na audição: ele capta as vibrações do tímpano, junto com o martelo e a bigorna, ampliando a onda sonora.

Do que é feita a cera de ouvido?
- É uma mistura de gorduras e óleos que são produzidos por glândulas situadas no canal do ouvido. Ao contrário do que muita gente imagina a cera de ouvido não é sujeira; ela é formada para proteger o canal auditivo de poeira e outras partículas que podem invadir o orifício do ouvido. Enfim, as enzimas contidas na cera protegem os ouvidos de microorganismos invasores.

Quais os músculos do corpo que mais trabalham?
- Os músculos mais ativos são os oculares, responsáveis pelos movimentos dos olhos. Obedecendo ao comando do cérebro, os músculos oculares se contraem mais de 100 mil vezes por dia, fazendo os olhos mexerem. O curioso é que boa parte dos movimentos ocorre com os olhos fechados, durante a fase de sono REM, que indica que estamos sonhando.

Para que serve o dente siso?
- Os sisos, num total de quatro, são os últimos a nascer, e serve para ajudar na mastigação de raízes, carnes e outros alimentos mais duros. Também, chamados de terceiros molares, os sisos são programados pela Natureza para nascer entre os 17 e os 20 anos de idade.

Quantos dentes têm na boca?
- No primeiro aninho de vida, a criança tem na boca seis dentes, todos situados na frente.
Aos 2 anos e meio a dentição de leite está completa, contando com 20 dentes.
Aos 12 anos, o pré-adolescente não tem mais nenhum dente de leite; os 28 dentes da boca são definitivos. Se algum dele for extraído não nasce mais.
Entre 17 e 20 anos, com o nascimento dos sisos, a dentadura do indivíduo fica completa, com 32 dentes.

Quantos litros de saliva produzimos até os 70 anos de vida?
- Uma pessoa saudável produz entre 1 e 2 litros de saliva por dia. Fazendo as contas para alguém que vive 70 anos, dá um total de 30 mil litros de saliva, o suficiente para encher uma piscina média. A saliva tem como principal função ajudar na mastigação e na digestão daquilo que comemos.

Por que só os homens têm gogó ou “POMO-DE-ADÃO”?
- Ensinam por aí que Eva comeu o fruto proibido e deu a Adão; este, no momento em que se deliciava do fruto, foi flagrado pelo Criador que chegou no momento e perguntou: “Adão, onde estás!”. Ele tomou um susto enorme e, consequentemente, se engasgou com um pedaço do fruto proibido contribuindo para formar um nó na garganta. A história parece verdadeira. O que faz nascer o gogó na cartilagem da parte frontal da garganta, no homem, é a presença de testosterona, o hormônio masculino.

Quantas vezes trocamos de pele?
- As células da pele se renovam a cada 20 a 30 dias. Isso significa que ao longo da vida trocamos de pele cerca de mil vezes. Essa renovação só envolve a camada mais externa, a epiderme. Por ser a pele o maior órgão do corpo humano, com cerca de 2 metros quadrados, essa renovação dá um trabalho danado. Com exceção dos olhos, mucosas, unhas e orifícios alimentares e genitais, toda essa superfície corporal é coberta por esse super-revestimento.

Por que a aréola do seio tem cor e pele diferentes do resto do corpo?
- A cor da aréola do seio é mais escura porque nessa região do corpo há maior atividade dos “melanócitos”, células produtoras de “melanina”, um pigmento de cor marrom-escuro. Já a pele dessa região é bem mais lisa porque a subcamada mais superficial da epiderme é muito mais fina.

Em que camada da pele estão situados os vasos sanguíneos e nervosos?
- A epiderme é a camada córnea mais externa da pele, onde estão os pelos e poros. Logo abaixo da epiderme vem a derme, a camada mais espessa, rica em vasos sanguíneos e nervosos. Essa camada da pele produz uma substância conhecida como “colágeno” e “elastina”, para manter a pele hidratada e flexível. A hipoderme é a camada mais profunda, formada de gordura para proteger o corpo contra o frio e choques traumáticos.

Qual a maior artéria do corpo?
- É a aorta, uma super-artéria com 3 centímetros de diâmetro. Ela começa no coração e termina perto da região genital, levando o sangue oxigenado a todas as partes do corpo. Em comprimento, a aorta só perde para a veia safena que fica na perna. Com cerca de 70 centímetros num homem de altura mediana, a super-veia safena magna é o maior vaso sanguíneo do corpo humano.

Quanto ar cabe nos pulmões?
- Os pulmões comportam 5 litros de ar, mas apenas meio litro é renovado a cada respiração. Como nossa freqüência respiratória é de cerca de 15 movimentos por minuto, respiramos 7,5 litros de ar nesse intervalo de tempo. Fazendo as contas, respiramos 450 litros de ar em uma hora; 10.800 litros em um dia; 3,9 milhões de litros em um ano; e cerca de 276 milhões de litros de ar ao longo de 70 anos de vida.

Que órgãos do corpo humano são formados primeiro quando embrião?
- Os órgãos que nascem primeiro no embrião em formação no útero materno são: encéfalo, olhos, medula espinhal, e coluna vertebral. O coração, órgão importante para manutenção da vida, dá seus primeiros batimentos 30 dias após a formação do embrião.

Quanto sangue circula no corpo, pelas veias e artérias?
- Em média circulam no corpo humano 5 litros de sangue. Para distribuir o sangue pelo corpo, o coração bate cerca de 70 vezes por minuto. A cada batida, ele bombeia 90 milímetros de sangue, que percorre o corpo em apenas um minuto. Em caso de um acidente que provoca hemorragia grave, o máximo de sangue que o corpo pode perder antes que a pessoa morra, é 2 litros.

Qual o tamanho do coração?
- O coração é do tamanho de um punho fechado, com cerca de 12 centímetros de comprimento e 8 a 9 centímetros de largura.

Quantos músculos têm o corpo humano?
- Temos mais de 600 músculos em todo o corpo. O mais forte não é o bíceps como muitas pessoas imaginam ser, mas sim, o “masseter”, músculo responsável pela mastigação. Graças a ele, uma mordida de 2 segundos é capaz de exercer uma pressão equivalente a 124 quilos.

Quanto pesa os órgãos do corpo?
- Os músculos são os órgãos do corpo mais pesados, e representam 40% do peso corporal. A pele está em segundo lugar, e representa 16% do peso. Reunindo o fígado, o coração, os pulmões, o baço, a vesícula biliar, os rins, o pâncreas, a bexiga, o útero/próstata, os ovários/testículos e o estômago, esses órgãos internos representam 15% do nosso peso. Os ossos, 14%; e o sangue 7%.

Qual a maior víscera do corpo?
- O fígado é a maior víscera, que pesa cerca de quilo e meio.

Qual o órgão mais comprido do corpo humano?
- Em comprimento, o intestino delgado é o maior órgão do corpo, somando entre 7,5 e 8,5 metros. Esse órgão tem entre 2 a 3 centímetros de diâmetro. Juntamente com o intestino grosso, que mede 1,5 metro de comprimento e 6 a 8 centímetros de diâmetro, o tubo intestinal é 6 a 8 vezes maior que o tamanho normal do indivíduo. Enquanto o intestino delgado completa a digestão iniciada no estômago e transforma os nutrientes dos alimentos em sangue, o grosso se encarrega de armazenar as fezes e expeli-las quando o cérebro determina.

O estômago comporta quantos quilos de comida?
- Quando vazio, o estômago tem um volume de apenas50 milímetros. Mas, se você comer sem parar, ele pode aumentar até 80 vezes sua capacidade de acumulação, o equivalente a 4 litros de comida.

Qual a produção diária de “pum”?
- Os órgãos digestivos produzem em média 1 litro e meio de gases. A maior parte da matéria-prima para a produção dos gases é deglutida quando comemos conversando. O ar ingerido vai até o estômago, que o envia de volta à boca na forma de arrotos. Pequena parte segue para os intestinos, onde se junta com os gases mal-cheirosos produzidos pela ação das bactérias sobre os alimentos pobres em fibras. O “pum” produzido no tubo digestivo e intestinal se acumula no cólon sigmóide, próximo do reto, até ser liberado.

É verdade que o número de ossos diminui ao longo da vida?
- É verdade, sim! Quando nascemos, nosso esqueleto tem cerca de 300 ossos, mas, na idade adulta, se resumem em apenas 206 ossos. A questão é que à medida que crescemos, alguns ossos se fundem, ou seja, colam um no outro. O melhor exemplo é a bacia: em bebês, cada lado da bacia é formado por 3 ossos – ílio, púbis e ísquio. Com o passar do tempo eles se juntam formando um só osso que recebe o nome de ilíaco.

Quanto cocô uma pessoa produz por dia?
- Em média, uma pessoa produz 150 gramas de fezes. Elas se acumulam no cólon sigmóide, porção final do intestino grosso, onde fica o reto, próximo do ânus. Quando ali são estocados 30 gramas de cocô, nesse momento o cérebro envia uma mensagem ao reto dizendo que é hora de abrir e liberar as fezes. Nesse mesmo instante outra mensagem é enviada ao indivíduo que, ao sentir vontade de defecar, entende que chegou a hora de sentar no “trono”.

Quem é mais rápido: o sangue ou os espermatozóides?
- Movendo-se a cerca de 45 km/hora, um espermatozóide deixa para trás os atletas mais rápidos do mundo nos 100 metros rasos. O atleta mais veloz atingiu até agora 37 km/h. Mas, na corrida orgânica, os espermatozóides perdem feio para a circulação sanguínea, que sai do coração a uma velocidade de 108 km/hora. A circulação sanguínea perde para o espirro, que sai das narinas com uma velocidade superior a 150 km/h. e o espirro, por sua vez, perde para os impulsos nervosos, que alcançam 350 km/h de velocidade.

Qual o maior osso do corpo humano?
- É o fêmur, que se estende da bacia ao joelho, e mede50 centímetros. O segundo maior osso do corpo é o úmero, do braço, que mede 30 centímetros.

Como o sangue chega aos pés e sobe de volta ao coração?
- A grande velocidade com que o sangue desce até os pés dá o primeiro embalo para facilitar sua subida. Além disso, cada pisada no chão durante uma boa caminhada, as panturrilhas (batatas-da-perna), cujo feixe de músculos a Medicina Chinesa denomina de “coração periférico”, ajudam a bombear o sangue de volta ao órgão vital, que é o coração. Isto é possível porque, com os movimentos dos músculos da panturrilha, as válvulas internas das veias são estimuladas para empurrar a circulação para cima. Essas válvulas que existem nas paredes internas das veias, se abrem quando o sangue é bombeado para cima, e se fecham logo em seguida, para impedir que o sangue volte para baixo. Elas estão em perfeita harmonia com os batimentos cardíacos, obedecendo as leis do fluxo e refluxo. Quando o coração bombeia o sangue para fora (fluxo), as válvulas se abrem, dando passagem ao líquido vermelho; quando o coração provoca o refluxo, as válvulas das veias são fechadas para impedir o retorno do sangue para baixo. Um defeito de válvulas resulta em surgimento de varizes.

É verdade que as unhas das mãos crescem mais rápidas que as unhas dos pés?
- Sim! As unhas das mãos crescem quatro vezes mais rápidas que as unhas dos pés. O mais curioso é que as unhas da mão dominante – a direita dos destros e a esquerda dos canhotos – também crescem mais rapidamente do que as da outra mão menos usada. Isto se deve aos movimentos que estimulam a circulação que deixa os órgãos exercitados e seus componentes mais nutridos.

Quantos quilômetros de veias há no corpo humano?
- Se forem unidas em linha reta, teremos 100 mil quilômetros de vasos sanguíneos, o suficiente para dar cerca de 3 voltas em torno da Terra. Existem cinco tipos de vasos sanguíneos. Ei-los:
Artérias – são vasos que levam o sangue rico em oxigênio do coração para o resto do corpo.
Arteríolas – são pequenas artérias que cumprem a mesma função de suas “irmãs” maiores.
Veias – seu papel é carregar o sangue até o coração e pulmões, onde elas recebem o oxigênio.
Vênulas – são veias pequenas que cumprem a mesma função de suas “irmãs” maiores.
Capilares – esses micro-vasos unem as vênulas às arteríolas; através deles ocorrem as trocas gasosas com as células vitais do corpo.

Quem transpira mais – o homem ou a mulher?
O odor no homem é mais intenso que na mulher. As glândulas sudoríparas do homem são mais ativas, fazendo com que eles transpirem duas vezes mais que a mulher.

Por que soluçamos?
- O soluço é resultado de uma contração involuntária do diafragma, um fino músculo que separa o tórax do abdômen e que, juntamente com os músculos intercostais externos, é responsável pelo controle da respiração. Seus movimentos de contração e relaxamento permitem que inspiremos e expiremos o ar e são controlados pelo nervo frênico, situado logo acima do estômago. Os incômodos do soluço surgem a partir de uma irritação do nervo frênico, cujas causas podem ser diversas (distensão gástrica pela ingestão de bebidas com gás, deglutição de ar ou alimentação em grande volume; mudanças súbitas da temperatura de alimentos ingeridos; modificações da temperatura corporal, como sauna seguida de ducha gelada; ingestão de bebidas alcoólicas; ou até mesmo gargalhadas). Quando ele fica ou sensibilizado, envia uma mensagem para o diafragma se contrair, o que dispara o soluço.

Susto cura soluço?
- Sim! Quando levamos um susto, provocamos uma forte inspiração, levando a um aumento do volume de ar nos pulmões. Os pulmões pressionam o diafragma, fazendo com que ele se estique e volte a funcionar normalmente. Mas existem maneiras menos drásticas que também funcionam: tomar um copo d'água com nariz tampado ou inspirar e segurar o ar por alguns instantes.

Quando espirramos fechamos os olhos. Por quê?
- Quando uma partícula estranha entra no corpo pelas vias nasais, estimula os receptores locais que, por meio do nervo trigêmeo (que coordena os movimentos da face), avisam o tronco encefálico que é hora de entrar em ação. Ao receber a mensagem, o tronco encefálico reage imediatamente à invasão, gerando uma série de impulso motores que contraem o abdômen, o tórax e o diafragma, até chegar ao nervo facial. Os reflexos que chegam ao nervo facial também desencadeiam movimentos para expulsar a partícula estranha. Essas contrações atingem diversos músculos da face, incluindo o músculo orbicular, que controla o abrir e o fechar dos olhos. Como resultado de todo esse esforço, fechamos os olhos no momento de um espirro.

É verdade que o beijo na boca melhora a oxigenação do sangue?
- Sim! A língua é a base de todo o paladar, e a boca é uma das partes mais sensíveis do corpo e mais versáteis. Um beijo combina os três sentidos de tato, paladar e olfato. Favorece o aparelho circulatório, aumentam de 70 para 150 os batimentos do coração e beneficia a oxigenação do sangue. Sem esquecer que o beijo estimula a liberação de hormônios que causam bem-estar. Detalhe: na troca de saliva, a boca é invadida por cerca de 250 bactérias, 9 miligramas de água, 18 de substâncias orgânicas, 7 decigramas de albumina, 711 miligramas de materiais gordurosos e 45 miligramas de sais minerais. As terminações nervosas reagem ao estímulo erótico e promovem uma reação em cadeia. Ao mesmo tempo, as células olfativas do nariz – mais próximas da boca – permitem tocar, cheirar e degustar o outro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...