domingo, 28 de dezembro de 2014

CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO


Quantos neurônios têm o cérebro humano?
- O cérebro humano tem cerca de 100 bilhões de células nervosas conhecidas como neurônios. Estudos revelam que os macacos têm seis bilhões de neurônios, e os camundongos, 71 milhões. Os neurônios do cérebro humano representam a metade do número de estrelas existentes na via láctea.

Por que piscamos os olhos?
É uma forma de o olho se proteger de certos agentes agressores da sua mucosa. Isto acontece porque o excesso de lágrima desidratada composta de gordura vai para o canto dos olhos levando todo tipo de sujeira. Ali, a parte líquida evapora ou é absorvida pelo duto lacrimal, e o que sobra é remela, que incomoda nos obrigando a piscar os olhos.

Do que é feita a remela?
- A remela é produzida pelo fígado, e é resultante da impurificação do sangue. Devido ao uso excessivo de alimentos gordurosos ou químicos, que agridem o fígado, este enfraquece e fica impossibilitado de filtrar a contento o sangue que leva consigo mucosas líquidas de gordura fazendo aparecer a sujeira da impureza no canto dos olhos.

Qual é o menor osso do corpo humano?
- É o estribo, um ossinho dentro do ouvido que mede entre 2,5 a 3,4 milímetros. Esse pequenino osso é assim chamado por ter formato de um estripo usado na boca dos cavalos. Apesar de minúsculo, o estribo tem um papel essencial na audição: ele capta as vibrações do tímpano, junto com o martelo e a bigorna, ampliando a onda sonora.

Do que é feita a cera de ouvido?
- É uma mistura de gorduras e óleos que são produzidos por glândulas situadas no canal do ouvido. Ao contrário do que muita gente imagina a cera de ouvido não é sujeira; ela é formada para proteger o canal auditivo de poeira e outras partículas que podem invadir o orifício do ouvido. Enfim, as enzimas contidas na cera protegem os ouvidos de microorganismos invasores.

Quais os músculos do corpo que mais trabalham?
- Os músculos mais ativos são os oculares, responsáveis pelos movimentos dos olhos. Obedecendo ao comando do cérebro, os músculos oculares se contraem mais de 100 mil vezes por dia, fazendo os olhos mexerem. O curioso é que boa parte dos movimentos ocorre com os olhos fechados, durante a fase de sono REM, que indica que estamos sonhando.

Para que serve o dente siso?
- Os sisos, num total de quatro, são os últimos a nascer, e serve para ajudar na mastigação de raízes, carnes e outros alimentos mais duros. Também, chamados de terceiros molares, os sisos são programados pela Natureza para nascer entre os 17 e os 20 anos de idade.

Quantos dentes têm na boca?
- No primeiro aninho de vida, a criança tem na boca seis dentes, todos situados na frente.
Aos 2 anos e meio a dentição de leite está completa, contando com 20 dentes.
Aos 12 anos, o pré-adolescente não tem mais nenhum dente de leite; os 28 dentes da boca são definitivos. Se algum dele for extraído não nasce mais.
Entre 17 e 20 anos, com o nascimento dos sisos, a dentadura do indivíduo fica completa, com 32 dentes.

Quantos litros de saliva produzimos até os 70 anos de vida?
- Uma pessoa saudável produz entre 1 e 2 litros de saliva por dia. Fazendo as contas para alguém que vive 70 anos, dá um total de 30 mil litros de saliva, o suficiente para encher uma piscina média. A saliva tem como principal função ajudar na mastigação e na digestão daquilo que comemos.

Por que só os homens têm gogó ou “POMO-DE-ADÃO”?
- Ensinam por aí que Eva comeu o fruto proibido e deu a Adão; este, no momento em que se deliciava do fruto, foi flagrado pelo Criador que chegou no momento e perguntou: “Adão, onde estás!”. Ele tomou um susto enorme e, consequentemente, se engasgou com um pedaço do fruto proibido contribuindo para formar um nó na garganta. A história parece verdadeira. O que faz nascer o gogó na cartilagem da parte frontal da garganta, no homem, é a presença de testosterona, o hormônio masculino.

Quantas vezes trocamos de pele?
- As células da pele se renovam a cada 20 a 30 dias. Isso significa que ao longo da vida trocamos de pele cerca de mil vezes. Essa renovação só envolve a camada mais externa, a epiderme. Por ser a pele o maior órgão do corpo humano, com cerca de 2 metros quadrados, essa renovação dá um trabalho danado. Com exceção dos olhos, mucosas, unhas e orifícios alimentares e genitais, toda essa superfície corporal é coberta por esse super-revestimento.

Por que a aréola do seio tem cor e pele diferentes do resto do corpo?
- A cor da aréola do seio é mais escura porque nessa região do corpo há maior atividade dos “melanócitos”, células produtoras de “melanina”, um pigmento de cor marrom-escuro. Já a pele dessa região é bem mais lisa porque a subcamada mais superficial da epiderme é muito mais fina.

Em que camada da pele estão situados os vasos sanguíneos e nervosos?
- A epiderme é a camada córnea mais externa da pele, onde estão os pelos e poros. Logo abaixo da epiderme vem a derme, a camada mais espessa, rica em vasos sanguíneos e nervosos. Essa camada da pele produz uma substância conhecida como “colágeno” e “elastina”, para manter a pele hidratada e flexível. A hipoderme é a camada mais profunda, formada de gordura para proteger o corpo contra o frio e choques traumáticos.

Qual a maior artéria do corpo?
- É a aorta, uma super-artéria com 3 centímetros de diâmetro. Ela começa no coração e termina perto da região genital, levando o sangue oxigenado a todas as partes do corpo. Em comprimento, a aorta só perde para a veia safena que fica na perna. Com cerca de 70 centímetros num homem de altura mediana, a super-veia safena magna é o maior vaso sanguíneo do corpo humano.

Quanto ar cabe nos pulmões?
- Os pulmões comportam 5 litros de ar, mas apenas meio litro é renovado a cada respiração. Como nossa freqüência respiratória é de cerca de 15 movimentos por minuto, respiramos 7,5 litros de ar nesse intervalo de tempo. Fazendo as contas, respiramos 450 litros de ar em uma hora; 10.800 litros em um dia; 3,9 milhões de litros em um ano; e cerca de 276 milhões de litros de ar ao longo de 70 anos de vida.

Que órgãos do corpo humano são formados primeiro quando embrião?
- Os órgãos que nascem primeiro no embrião em formação no útero materno são: encéfalo, olhos, medula espinhal, e coluna vertebral. O coração, órgão importante para manutenção da vida, dá seus primeiros batimentos 30 dias após a formação do embrião.

Quanto sangue circula no corpo, pelas veias e artérias?
- Em média circulam no corpo humano 5 litros de sangue. Para distribuir o sangue pelo corpo, o coração bate cerca de 70 vezes por minuto. A cada batida, ele bombeia 90 milímetros de sangue, que percorre o corpo em apenas um minuto. Em caso de um acidente que provoca hemorragia grave, o máximo de sangue que o corpo pode perder antes que a pessoa morra, é 2 litros.

Qual o tamanho do coração?
- O coração é do tamanho de um punho fechado, com cerca de 12 centímetros de comprimento e 8 a 9 centímetros de largura.

Quantos músculos têm o corpo humano?
- Temos mais de 600 músculos em todo o corpo. O mais forte não é o bíceps como muitas pessoas imaginam ser, mas sim, o “masseter”, músculo responsável pela mastigação. Graças a ele, uma mordida de 2 segundos é capaz de exercer uma pressão equivalente a 124 quilos.

Quanto pesa os órgãos do corpo?
- Os músculos são os órgãos do corpo mais pesados, e representam 40% do peso corporal. A pele está em segundo lugar, e representa 16% do peso. Reunindo o fígado, o coração, os pulmões, o baço, a vesícula biliar, os rins, o pâncreas, a bexiga, o útero/próstata, os ovários/testículos e o estômago, esses órgãos internos representam 15% do nosso peso. Os ossos, 14%; e o sangue 7%.

Qual a maior víscera do corpo?
- O fígado é a maior víscera, que pesa cerca de quilo e meio.

Qual o órgão mais comprido do corpo humano?
- Em comprimento, o intestino delgado é o maior órgão do corpo, somando entre 7,5 e 8,5 metros. Esse órgão tem entre 2 a 3 centímetros de diâmetro. Juntamente com o intestino grosso, que mede 1,5 metro de comprimento e 6 a 8 centímetros de diâmetro, o tubo intestinal é 6 a 8 vezes maior que o tamanho normal do indivíduo. Enquanto o intestino delgado completa a digestão iniciada no estômago e transforma os nutrientes dos alimentos em sangue, o grosso se encarrega de armazenar as fezes e expeli-las quando o cérebro determina.

O estômago comporta quantos quilos de comida?
- Quando vazio, o estômago tem um volume de apenas50 milímetros. Mas, se você comer sem parar, ele pode aumentar até 80 vezes sua capacidade de acumulação, o equivalente a 4 litros de comida.

Qual a produção diária de “pum”?
- Os órgãos digestivos produzem em média 1 litro e meio de gases. A maior parte da matéria-prima para a produção dos gases é deglutida quando comemos conversando. O ar ingerido vai até o estômago, que o envia de volta à boca na forma de arrotos. Pequena parte segue para os intestinos, onde se junta com os gases mal-cheirosos produzidos pela ação das bactérias sobre os alimentos pobres em fibras. O “pum” produzido no tubo digestivo e intestinal se acumula no cólon sigmóide, próximo do reto, até ser liberado.

É verdade que o número de ossos diminui ao longo da vida?
- É verdade, sim! Quando nascemos, nosso esqueleto tem cerca de 300 ossos, mas, na idade adulta, se resumem em apenas 206 ossos. A questão é que à medida que crescemos, alguns ossos se fundem, ou seja, colam um no outro. O melhor exemplo é a bacia: em bebês, cada lado da bacia é formado por 3 ossos – ílio, púbis e ísquio. Com o passar do tempo eles se juntam formando um só osso que recebe o nome de ilíaco.

Quanto cocô uma pessoa produz por dia?
- Em média, uma pessoa produz 150 gramas de fezes. Elas se acumulam no cólon sigmóide, porção final do intestino grosso, onde fica o reto, próximo do ânus. Quando ali são estocados 30 gramas de cocô, nesse momento o cérebro envia uma mensagem ao reto dizendo que é hora de abrir e liberar as fezes. Nesse mesmo instante outra mensagem é enviada ao indivíduo que, ao sentir vontade de defecar, entende que chegou a hora de sentar no “trono”.

Quem é mais rápido: o sangue ou os espermatozóides?
- Movendo-se a cerca de 45 km/hora, um espermatozóide deixa para trás os atletas mais rápidos do mundo nos 100 metros rasos. O atleta mais veloz atingiu até agora 37 km/h. Mas, na corrida orgânica, os espermatozóides perdem feio para a circulação sanguínea, que sai do coração a uma velocidade de 108 km/hora. A circulação sanguínea perde para o espirro, que sai das narinas com uma velocidade superior a 150 km/h. e o espirro, por sua vez, perde para os impulsos nervosos, que alcançam 350 km/h de velocidade.

Qual o maior osso do corpo humano?
- É o fêmur, que se estende da bacia ao joelho, e mede50 centímetros. O segundo maior osso do corpo é o úmero, do braço, que mede 30 centímetros.

Como o sangue chega aos pés e sobe de volta ao coração?
- A grande velocidade com que o sangue desce até os pés dá o primeiro embalo para facilitar sua subida. Além disso, cada pisada no chão durante uma boa caminhada, as panturrilhas (batatas-da-perna), cujo feixe de músculos a Medicina Chinesa denomina de “coração periférico”, ajudam a bombear o sangue de volta ao órgão vital, que é o coração. Isto é possível porque, com os movimentos dos músculos da panturrilha, as válvulas internas das veias são estimuladas para empurrar a circulação para cima. Essas válvulas que existem nas paredes internas das veias, se abrem quando o sangue é bombeado para cima, e se fecham logo em seguida, para impedir que o sangue volte para baixo. Elas estão em perfeita harmonia com os batimentos cardíacos, obedecendo as leis do fluxo e refluxo. Quando o coração bombeia o sangue para fora (fluxo), as válvulas se abrem, dando passagem ao líquido vermelho; quando o coração provoca o refluxo, as válvulas das veias são fechadas para impedir o retorno do sangue para baixo. Um defeito de válvulas resulta em surgimento de varizes.

É verdade que as unhas das mãos crescem mais rápidas que as unhas dos pés?
- Sim! As unhas das mãos crescem quatro vezes mais rápidas que as unhas dos pés. O mais curioso é que as unhas da mão dominante – a direita dos destros e a esquerda dos canhotos – também crescem mais rapidamente do que as da outra mão menos usada. Isto se deve aos movimentos que estimulam a circulação que deixa os órgãos exercitados e seus componentes mais nutridos.

Quantos quilômetros de veias há no corpo humano?
- Se forem unidas em linha reta, teremos 100 mil quilômetros de vasos sanguíneos, o suficiente para dar cerca de 3 voltas em torno da Terra. Existem cinco tipos de vasos sanguíneos. Ei-los:
Artérias – são vasos que levam o sangue rico em oxigênio do coração para o resto do corpo.
Arteríolas – são pequenas artérias que cumprem a mesma função de suas “irmãs” maiores.
Veias – seu papel é carregar o sangue até o coração e pulmões, onde elas recebem o oxigênio.
Vênulas – são veias pequenas que cumprem a mesma função de suas “irmãs” maiores.
Capilares – esses micro-vasos unem as vênulas às arteríolas; através deles ocorrem as trocas gasosas com as células vitais do corpo.

Quem transpira mais – o homem ou a mulher?
O odor no homem é mais intenso que na mulher. As glândulas sudoríparas do homem são mais ativas, fazendo com que eles transpirem duas vezes mais que a mulher.

Por que soluçamos?
- O soluço é resultado de uma contração involuntária do diafragma, um fino músculo que separa o tórax do abdômen e que, juntamente com os músculos intercostais externos, é responsável pelo controle da respiração. Seus movimentos de contração e relaxamento permitem que inspiremos e expiremos o ar e são controlados pelo nervo frênico, situado logo acima do estômago. Os incômodos do soluço surgem a partir de uma irritação do nervo frênico, cujas causas podem ser diversas (distensão gástrica pela ingestão de bebidas com gás, deglutição de ar ou alimentação em grande volume; mudanças súbitas da temperatura de alimentos ingeridos; modificações da temperatura corporal, como sauna seguida de ducha gelada; ingestão de bebidas alcoólicas; ou até mesmo gargalhadas). Quando ele fica ou sensibilizado, envia uma mensagem para o diafragma se contrair, o que dispara o soluço.

Susto cura soluço?
- Sim! Quando levamos um susto, provocamos uma forte inspiração, levando a um aumento do volume de ar nos pulmões. Os pulmões pressionam o diafragma, fazendo com que ele se estique e volte a funcionar normalmente. Mas existem maneiras menos drásticas que também funcionam: tomar um copo d'água com nariz tampado ou inspirar e segurar o ar por alguns instantes.

Quando espirramos fechamos os olhos. Por quê?
- Quando uma partícula estranha entra no corpo pelas vias nasais, estimula os receptores locais que, por meio do nervo trigêmeo (que coordena os movimentos da face), avisam o tronco encefálico que é hora de entrar em ação. Ao receber a mensagem, o tronco encefálico reage imediatamente à invasão, gerando uma série de impulso motores que contraem o abdômen, o tórax e o diafragma, até chegar ao nervo facial. Os reflexos que chegam ao nervo facial também desencadeiam movimentos para expulsar a partícula estranha. Essas contrações atingem diversos músculos da face, incluindo o músculo orbicular, que controla o abrir e o fechar dos olhos. Como resultado de todo esse esforço, fechamos os olhos no momento de um espirro.

É verdade que o beijo na boca melhora a oxigenação do sangue?
- Sim! A língua é a base de todo o paladar, e a boca é uma das partes mais sensíveis do corpo e mais versáteis. Um beijo combina os três sentidos de tato, paladar e olfato. Favorece o aparelho circulatório, aumentam de 70 para 150 os batimentos do coração e beneficia a oxigenação do sangue. Sem esquecer que o beijo estimula a liberação de hormônios que causam bem-estar. Detalhe: na troca de saliva, a boca é invadida por cerca de 250 bactérias, 9 miligramas de água, 18 de substâncias orgânicas, 7 decigramas de albumina, 711 miligramas de materiais gordurosos e 45 miligramas de sais minerais. As terminações nervosas reagem ao estímulo erótico e promovem uma reação em cadeia. Ao mesmo tempo, as células olfativas do nariz – mais próximas da boca – permitem tocar, cheirar e degustar o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...