quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O que é osteocondroma?

  • Introdução
    Exostose Osteocartilaginosa Solitária
  • Biologia Tumoral
    Tumor Benigno latente, sendo também do tumor ósseo benigno mais comum 40% de todos os tumores benignos  
  • Idade
    De 10 a 35 anos  
  • Sexo
    M:F = 2:1
  • Síndromes Associadas
    Osteocondromatose familiar, (Aclasia Diafisária)
  • Apresentação
    Geralmente sem massa dolorosa.
    A lesão pode ser sintomática se está relacionada com os nervos, vasos, estruturas músculo-tendinosas, ossos: fratura deste. Associado com formação de bursa, e transformação para tumor maligno em menos de 1%.
    O crescimento da lesão cessa com a maturidade esquelética.
    Em 1% dos casos as massas podem começar a crescer rapidamente e tornar se dolorosas, principalmente após o fechamento da placa de crescimento do osso, e são mais comuns ao redor do joelho e do ombro.
    Sinais físicos:
    Geralmente assintomáticos, e é uma massa fixa ao tecido ósseo, não doloroso. E sempre checar a presença de outras lesões no esqueleto por raio-x ou exame físico palpando
  • Radiografia
    Local: mais comumente encontrado na região do ombro, joelho e quadril, próximos as articulações.
    Localizados em torno da cortical são classificados como lesões parosteais. Normalmente a lesão cresce perpendicular ao córtex e ao redor da cartilagem de crescimento, a superfície e a cavidade medular fazem continuação com a interlinha do osso.
    Tamanho:
    Podem ser pequenas ou grandes, são divididas em dois tipos com forme a implantação no osso: lesões cesseis crescem a superfície do osso, isto é tem uma base larga , e as pediculadas tem a implantação de base estreita e crescem podendo ter uma longa extensão além do osso, como uma árvore brotando do chão.
    Efeito do Tumor no Osso:
    Geralmente há alargamento do osso devido o crescimento da base do tumor.
    Resposta Óssea:
    Segue com alargamento do osso devido o crescimento do osteocondroma que faz crescer a base da sua implantação.
    Matriz:
    Em lesões iniciais ou novas a superfície do tumor não é vista ao raio-X, o tumor que esta na periferia da lesão é ossificada por um processo de ossificação encondral, daí a matriz cartilaginosa ( área do tumor), pode ser vista com o envelhecimento do paciente e conseqüente amadurecimento ósseo.
    Córtex:
    A base do osteocondroma e contígua com o córtex do osso
  • Massa Partes Moles
    Normalmente não tem. Com o envelhecimento do paciente a parte cartilaginosa é ossificada, e se apresentar massa nesta região considerar transformação maligna. Pode haver uma formação de uma capa fibrosa preenchida de liquido denomina de bursa do osteocondroma, esta não deve ser confundida com transformação maligna, porque a transformação maligna só acontece na superfície da cartilagem.
  • Cintilografia
    Enquanto está remodelando tem captação, hipercaptação após o fechamento da epífise sugere trauma ou transformação maligna.
    Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética:
    Ressonância Magnética é usada para a evolução das lesões sintomáticas, e determinar a espessura da camada cartilaginea em uma possível transformação maligna (degeneração sarcomatosa), e também identificar possíveis complicações como a formação de bursa, fratura, e "impingement" neurovascular, e quando o diagnóstico é duvidoso Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética podem identificar a contigüidade da medular.
  • Diagnóstico Diferencial
    Miosite ossificante justacortical,
    Condroma periostal,
    Osteossarcoma parostal,
    Osteossarcoma de partes moles,
    Condrossarcoma secundário.
  • Patologia
    Corte: cartilagem exofítica com o tamanho geralmente em torno de 2,0 mm, microscopia, células cartilaginosas maduras dentro da matriz cartilaginosa sem células atípicas a medular óssea contendo adipócito e medula hematopoiética.
  • Diagnóstico e Tratamento
    A radiografia convencional é adequada para o diagnóstico, e biopsia geralmente não é necessário.
    A história natural é que o seu crescimento do osteocondroma estaciona com a parada do crescimento esquelético.
    Regras para o Tratamento:
    Assintomáticas - não necessitam de tratamento.
    Ressecar se esta for dolorosa ou está localizada em área de comprometimento neuro vascular (região poplítea - atrás do joelho, axilar), ou com alteração da superfície da cartilagem do osteocondroma, crescimento.
    A dor é uma indicação aceitável em pacientes com potencial de crescimento, mas pode levar a deformidade se lesar a superfície da placa de crescimento e podem também recidivar localmente.
  • Complicações
    A transformação maligna pode ocorrer geralmente para condrossarcoma de baixo grau de malignidade, graus I e II, isso pode ocorrer em menos de 1% dos casos, o risco é maior em lesões múltiplas. E tem maior risco em lesões proximais que lesões distais do esqueleto. Também podem complicar com bursite, fratura e comprometimento neurovascular.
    A ressecção de osteocondroma na tíbia próximo ao joelho, na parte interna pode evoluir com valgo, entortar a perna para fora, a observação periódica é necessária caso não corrija espontaneamente com o crescimento residual do esqueleto, cirurgia para corrigir o defeito poderá ser necessária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...