quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Trombose na placenta

A trombose na placenta ocorre quando o sangue coagula em alguma veia ou artéria da placenta e o oxigênio e os nutrientes não chegam em quantidades suficientes ao feto, podendo provocar mal formações do feto, nascimento antes do tempo e até aborto.
Geralmente, a trombose na placenta ocorre em grávidas que apresentam o sangue mais grosso do que o normal, e por isso, é recomendado fazer um exame de coagulação do sangue para avaliar o risco de desenvolver trombose na placenta durante a gravidez.

Causas da trombose na placenta

Na maioria dos casos, a trombose na placenta é causada por problemas de coagulação do sangue como trombofilias, por exemplo, que podem surgir antes ou durante a gravidez.
A mulher com trombofilia tem maior risco de desenvolver coágulos devido a alterações no sangue, como défice de antitrombina, défice de proteína C, défice de proteína S e alteração do fator V de Leiden.

Sintomas da trombose na placenta

O principal sintoma de trombose na placenta é a diminuição ou ausência dos movimentos do bebê na barriga. No entanto, na maioria dos casos, a gestante não sente sintomas de trombose na placenta e, por esta razão deve ir a todas as consultas de pré-natal para acompanhar o desenvolvimento do bebê através através de ecografias.
Nos casos em que a mulher, deixa de sentir os movimentos do bebê deve ir imediatamente ao ponto socorro ou ao obstetra que acompanha a gravidez para verificar o seu estado de saúde e o do bebê.

Como tratar a trombose na placenta

O tratamento para trombose na placenta deve ser orientado por um obstetra e, geralmente, inclui o uso de remédios anticoagulantes, como varfarina, para manter o sangue fino e prevenir a formação de novos coágulos, garantindo que o bebê e a mãe não correm risco de vida.
Durante o tratamento, é importante adotar alguns cuidados que ajudam a manter o sangue mais fino, como:
  • Comer alimentos ricos em vitamina E como óleo de gérmen de trigo, avelã ou sementes de girassol. Veja outros alimentos em: Alimentos ricos em vitamina E.
  • Utilizar meias de compressão;
  • Evitar cruzar as pernas;
  • Não comer alimentos muito gordurosos como queijos amarelos, condimentos ou embutidos.
Além disso, é fundamental que a grávida não coma alimentos ricos em vitamina K, como espinafres ou brócolis, pois esta vitamina é responsável por engrossar o sangue, aumentando o risco de trombose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...