sábado, 20 de dezembro de 2014

Como controlar a taquicardia

Para controlar rapidamente a taquicardia por ansiedade deve-se começar por evitar a situação que está provocando o excesso de estresse e depois utilizar técnicas simples, como respirar fundo ou colocar água fria no rosto, para acalmar.
No entanto, caso a taquicardia emocional se mantenha após 10 minutos, podem ser utilizadas outras técnicas que ajudam a regular os batimentos cardíacos, fazendo com que o coração volte a bater num ritmo normal, e que incluem:
  1. Ficar em pé e dobrar o tronco em direção às pernas;
  2. Tossir com força 5 vezes;
  3. Soprar com a boca fechada 5 vezes;
  4. Respirar fundo, inspirando pelo nariz e deitando o ar pela boca lentamente 5 vezes;
  5. Fazer contagem dos números do 60 para o 0, de forma lenta e olhando para cima.
Após utilizar estas técnicas, os sintomas de taquicardia, como sensação de peso no peito, palpitações, respiração rápida e fraqueza vão começar a diminuir, acabando por desaparecer após alguns minutos. Nestes casos, mesmo que a taquicardia esteja controlada é importante evitar alimentos ou bebidas que aumentem a frequência cardíaca, como chocolate, café ou bebidas energéticas, como Red Bull, por exemplo.
Quando a taquicardia dura mais de 30 minutos é recomendado ir ao pronto-socorro para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de remédios diretamente na veia.

Medicamentos para controlar a taquicardia

Os medicamentos para controlar a taquicardia, como Amiodarona ou Flecainida, normalmente são utilizados quando o paciente possui uma doença que provoca taquicardia sinusal e, por isso, só devem ser tomados sob orientação de um cardiologista.
No entanto, alguns remédios ansiolíticos, como o Xanax ou o Diazepam, podem ajudar a controlar a taquicardia, especialmente quando é provocada por situações de excesso de estresse.

Quando ir ao médico

É recomendado ir imediatamente ao pronto-socorro ou consultar o cardiologista quando a taquicardia:
  • Demora mais de 30 minutos para desaparecer;
  • É acompanhada de sintomas como dor no peito que irradia para o braço esquerdo, dor de cabeça ou falta de ar;
  • Surge mais de 2 vezes por semana.
Nestes casos, geralmente o indivíduo faz exames como eletrocardiograma para identificar a causa da taquicardia e o cardiologista orienta o tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...