sábado, 27 de dezembro de 2014

DIVISÃO DO CORPO HUMANO

O corpo humano é dividido em cabeça, tronco, e membros. Cada parte possui um tipo de funcionamento e elas integram-se harmoniosamente.
O estudo do corpo humano, que considera a forma e a estrutura, recebe o nome de Anatomia; e o estudo das funções dos órgãos chama-se Fisiologia.



CABEÇA
É constituída por crânio e face. O crânio protege o encéfalo, que é formada pelo cérebro, cerebelo e bulbo. Na face encontram-se os órgãos dos sentidos: olhos, boca, nariz e ouvidos, responsáveis por visão, mastigação, paladar, respiração e audição. A face é coberta pela pele,, que também é responsável pelo tato. A cabeça funciona como um centro operacional, que recebe e comanda ações e reações do corpo. A união entre o tronco e a cabeça é feita pelo pescoço.

TRONCO
É formado por tórax e abdome. Possui a cavidade torácica, o coração, os pulões e o esófago, por onde passam os alimentos. O abdome abriga o estomago, figado, baço, pâncreas, rins, intestinos e bexiga. Popularmente o tórax é chamado de peito e o abdome e o tórax unem-se por meio do músculo do diafragma.

MEMBROS
São divididos em pares, sendo um par de membros superiores e outro de membros inferiores. Os membros superiores ou torácicos são constituídos pelos ombros, braços, antebraços e mãos. Os ombros fazem a ligação entre tórax e braços. Já os membros inferiores ou pélvicos são compostos por quadril, coxa, pernas e pés. Nesses membros é o quadril que faz a união entre coxas e tronco.

FONTE: Vitor Castro (Enfermeiro)

6 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...