segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

EXERCÍCIOS DE PILATES PARA GESTANTES E SEUS BENEFÍCIOS.

Os exercícios de Pilates melhoram a consciência corporal, fortalecem os músculos e ajudam a prevenir e a combater a incontinência urinária, que é comum no final da gestação. Além disso, estes exercícios aumentam a quantidade de oxigênio que chega até o bebê e ajudam a deixá-lo mais calmo e tranquilo.
Alguns exemplos de exercícios de Pilates que podem ser realizados na gravidez são:

1. Elevação da perna reta

Deitada de barriga para cima, dobrar uma perna e elevar a outra estando esticada. Fazer 10 levantamentos, enquanto contrai os músculos pélvicos.

2. Fortalecimento de glúteos

Na posição de quatro apoios elevar uma perna dobrada, como mostra a imagem. Fazer 10 levantamentos, enquanto contrai os músculos pélvicos.

3. Ponte

Deitada de barriga para cima elevar o quadril do chão, como mostra a imagem. Fazer 10 levantamentos, enquanto contrai os músculos pélvicos.
Elevação da perna reta

Ponte




Fortalecimento de glúteos

4. Gato arrepiado

Na posição de quatro apoios, tentar encostar o queixo no peito enquanto traz o quadril para frente e estica as costas, como mostra a imagem. Fazer 10 repetições, enquanto contrai os músculos pélvicos.

5. Saudação ao sol

Fique de joelhos e depois sente-se sobre os calcanhares, estique os braços para frente e incline o corpo, como mostra a imagem, até sentir o alongamento dos músculos das costas. Permaneça nesta posição durante pelo menos 20 segundos.

6. Alongamento de pernas

Manter-se na posição que mostra a imagem durante pelo menos 20 segundos. Fazer o mesmo exercício com as duas pernas.
Gato arrepiado

Saudação ao sol

Alongamento de pernas
Especialmente durante a gravidez, os exercícios de Pilates devem ser realizados com concentração máxima, lentidão e precisão dos movimentos.
Para contrair os músculos pélvicos corretamente é necessário tentar 'sugar' algo com os músculos da vagina, mantendo a contração durante cada exercício. Esta contração é importante para manter os músculos desta região devidamente fortalecidos para diminuir o risco de perde involuntária da urina, que é tão comum durante a gravidez e no pós-parto.
BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS PARA GESTANTES
Os exercícios de Pilates na gravidez podem ser realizado desde o primeiro trimestre, sem trazer qualquer problema para a mãe ou para o bebê. No entanto é importante que os exercícios sejam voltados para a gestante porque nesta fase é necessário fortalecer os abdominais e os músculos pélvicos que ficam naturalmente enfraquecidos nesta fase da vida da mulher.
As aulas de Pilates para gestantes podem ser realizadas 1 ou 2 vezes por semana com duração de 1 hora cada. Estes exercícios ajudam a suportar melhor o peso da barriga, combatem o inchaço e ainda facilitam o nascimento no parto normal, além de diminuir o risco de incontinência urinária na gravidez e no pós-parto.
Outros benefícios do Pilates na gravidez são:
  • Alongamento dos músculos das costas e pernas, que diminui a dor e o desconforto;
  • Maior controle sobre o peso;
  • Condicionamento físico;
  • Melhora da respiração;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Maior oxigenação do bebê.
Além disso, a prática regular de Pilates durante a gestação acalma o o bebê por haver uma menor concentração de cortisol na corrente sanguínea da mãe.
Veja também: 6 exercícios de Pilates para gestantes.
Todas as grávidas podem praticar Pilates na gravidez?
As contraindicações do Pilates na gravidez são relativas e não existe nenhuma que seja absoluta. Desde que a mãe e o bebê estejam saudáveis e o profissional que a acompanha tenha ampla experiência em trabalhar com Pilates na gravidez, os riscos são praticamente inexistentes. Contudo, o médico obstetra deve ter conhecimento que a grávida está praticando Pilates durante a gravidez.
FONTE: tuasaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...