sábado, 17 de janeiro de 2015

BRONCOPNEUMONIA

A broncopneumonia é um tipo de pneumonia, causada por vírus ou bactérias, que provoca o acúmulo de pus nos alvéolos e bronquíolos de um pulmão ou dos dois, podendo ser chamada de broncopneumonia bilateral.
Geralmente, a broncopneumonia é mais frequente em bebês e pacientes com sistema imune enfraquecido, no entanto, também pode surgir no adulto saudável, especialmente após uma gripe mal curada ou quando existe engasgamento com líquidos, como água ou sopa, causando broncopneumonia aspirativa.

Tratamento para broncopneumonia

O tratamento para broncopneumonia deve ser orientado por um clinico ou um pneumologista e, normalmente, dura até 14 dias, devendo ser feito com remédios antibióticos receitados pelo médico, como ceftriaxona e azitromicina, por exemplo.
Além disso, é recomendado ficar de repouso em casa, evitando ir à escola ou ao trabalho, beber cerca de 2 litros de água por dia, fazer nebulizações conforme prescrição médica e evitar fumar ou ir em locais com fumaça.
Já nos casos mais graves, o paciente com broncopneumonia deve ser internado para receber oxigênio, fazer injeções de antibiótico e fisioterapia respiratória, facilitando a respiração.

Sintomas da broncopneumonia

Os sintomas da broncopneumonia podem incluir:
  • Febre acima de 38ºC;
  • Dificuldade para respirar;
  • Cansaço e fraqueza muscular;
  • Calafrios;
  • Tosse com catarro;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Pontas dos dedos e lábios arroxeados.
Quando o indivíduo apresenta estes sintomas deve consultar um médico clínico ou um pneumologista para realizar um raio-x do tórax e ausculta pulmonar para diagnosticar a doença e iniciar o tratamento adequado.

Broncopneumonia em bebê

A broncopneumonia em bebê é muito frequente, uma vez que o sistema imune do bebê se encontra pouco desenvolvido, facilitando o desenvolvimento de bactérias e outros micro-organismos que podem causar esta infecção.
Normalmente, a broncopneumonia em bebê gera sintomas como febre, respiração rápida e ruidosa, catarro excessivo, cansaço frequente e falta de apetite, sendo recomendado consultar o pediatra para iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...