quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Umbigo, local ideal para retirar amostras de bactérias

capa_umbigo2
Sabemos que bactérias são, obviamente, as causadoras de diversas doenças. E desde então foram realizadas diversas pesquisas, mas uma recentemente estão explorando as influências biológicas e até psicológicas.
Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, em USA,  defendem a ideia de que o umbigo é a fonte das bactérias em geral do nosso corpo humano, logo criaram o “Belly Button Biodiversity Project”, que traduzindo Projeto da Biodiversidade do Umbigo.
O biólogo responsável, Jiri Huclr, e os demais cientistas explicam que o umbigo é perfeito para então pesquisa, pois em geral, tocam menos e esfregam menos esta parte, logo as bactérias são mais “conservadas” neste local.
O escritor Peter Aldhous, da New Scientist,  se voluntariou para a pesquisa e teve seu umbigo microbiologicamente analisado, e teve uma comparação com outro cientista, Carl Zimmer. Num total mais de 300 voluntários, a amostra de Aldhous indicou que há mais colônias de bactérias em seu umbigo do que no de Zimmer, o que não significa que ele seja mais sujo.
Como existe competição por nutrientes entre as bactérias, é mais vantajoso para elas ficar em pequenos grupos espalhados do que em grupos grandes em um único ponto.
O objetivo final do projeto é revelar o DNA dos microorganismos viventes no corpo, montando um banco de dados que permita concluir características e funções das bactérias a ciência ainda desconhece.
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...