segunda-feira, 27 de junho de 2016

Para que serve e como é feita a biópsia da medula

A biópsia da medula é utilizada para ajudar o médico a fazer diagnósticos e acompanhar a evolução de doenças no sangue, como leucemia e linfoma, e para identificar se existe metástase em casos de diagnóstico de algum tipo de câncer.
É possível que essa biópsia cause dor na hora do exame, que pode demorar algumas horas até passar completamente. O exame é feito retirando um pequeno pedaço do osso da bacia, no bumbum, para que o médico consiga saber de que doença pode se tratar ou se o organismo está respondendo bem a tratamentos como a quimioterapia.

Como é o procedimento da biópsia da medula

O procedimento da biópsia da medula pode ser feito no consultório médico, no leito do hospital ou no centro cirúrgico, dependendo do estado de saúde do paciente, e é realizado com a utilização de anestesia local.
Esse procedimento normalmente é feito no osso da bacia, mas em crianças pode ser realizado na tíbia, um osso da perna. Durante o exame, o médico introduz uma agulha através da pele até chegar à parte interna do osso, de onde retira-se uma amostra da parte líquida da medula para avaliação, chamada mielograma. Após a retirada da primeira agulha com essa amostra líquida, outra agulha é inserida no mesmo local para se retirar um pequeno pedaço do osso, que será avaliada para identificar alterações nas células e a presença de doenças.
Após o procedimento, o paciente fica deitado de costas por mais 5 ou 10 minutos, e logo depois é liberado para retomar as atividades normais.
Local no osso onde fica a medula ósseaLocal no osso onde fica a medula óssea
Locais no corpo de onde a medula é retiradaLocais no corpo de onde a medula é retirada

Riscos e cuidados após o exame

A biópsia da medula é um procedimento seguro e raramente traz complicações como sangramentos e manchas roxas na pele, mas é comum o paciente sentir dor durante o exame e até algumas horas depois.
O paciente pode retomar as atividades normais logo após o exame, não havendo necessidade de modificar a alimentação ou o uso de medicamentos, e o curativo no local da picada da agulha pode ser retirado entre 8 e 12 horas depois do exame.

Por que fazer uma biópsia da medula?

A biópsia da medula é utilizada como forma de diagnóstico de alguma doenças, como:
  • Anemia aplástica;
  • Leucemia;
  • Linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin;
  • Síndrome mielodisplásica;
  • Doenças mieliproliferativas crônicas;
  • Mielofibrose e trombocitemia essencial;
  • Mieloma múltiplo;
  • Anemia ou diminuição grave das células sanguíneas;
  • Identificação de metástases de câncer.
A biópsia da medula também é utilizada para identificar o estágio de alguns tipos de câncer e quais órgãos foram atingidos pela doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...