segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Saiba como eliminar as hemorroidas para acabar com a dor

Para remover as hemorroidas internas ou externas, pode ser necessário fazer uma cirurgia, que está indicada para os pacientes que mantêm dor, desconforto, coceira e sangramento, especialmente ao evacuar mesmo após o tratamento com remédios, principalmente pomadas e dieta rica em fibras, por exemplo.
Existem várias técnicas para remover as hemorroidas, sendo a mais comum a técnica tradicional que é feita através de um corte para remover a hemorroida e, a recuperação demora entre 1 semana a 1 mês, sendo necessário ficar internado cerca de 2 dias no hospital e manter uma boa higiene da região intima durante o tempo de recuperação.


Como é feita a cirurgia para hemorroida

Na maioria dos casos as cirurgias para remover as hemorroidas são realizadas com anestesia geral e exige que o paciente fique internado durante cerca de 2 dias.
Para remover as hemorroidas o proctologista deve escolher a técnica mais indicada para cada caso, porque elas variam dependendo do tipo de hemorroida que o paciente possui.

Classificação do grau de hemorroidas internas

As hemorroidas internas são aquelas que se desenvolvem e permanecem no interior do ânus, podendo apresentar diferentes graus, como:
  • Grau 1 - Hemorroida que se encontra no interior do ânus, havendo um ligeiro aumento das veias;
  • Grau 2 - Hemorroida que sai do ânus durante a defecação e que volta para o interior espontaneamente;
  • Grau 3 - Hemorroida que sai do ânus durante a defecação e que é necessário voltar a introduzir no ânus com a mão;
  • Grau 4 - Hemorroida que se desenvolve dentro do ânus mas que devido ao seu aumento chega a sair pelo ânus, podendo causar prolapso retal, que é a saída da parte final do intestino pelo ânus.
Saiba como eliminar as hemorroidas para acabar com a dor
As hemorroidas externas, são aquelas que ficam na parte exterior do ânus, e estas também podem ser removidas através de cirurgia, porque causam desconforto principalmente ao sentar e ao defecar.

Técnicas para remover hemorroidas

Algumas técnicas para fazer a remoção das hemorroidas internas ou externas, podem ser:
  • Hemorroidectomia: é a cirurgia mais comum que envolve remover as hemorroidas através de um corte e é comum nas hemorroidas externas ou nas internas de grau 3 e 4;
  • Técnica por THD: esta técnica conhecida por dearterialização hemorroidária transanal, é feita sem cortes, ocorrendo a sutura dos vasos sanguíneos que fornecem sangue à hemorroida, sendo comum nos graus 2,3 e 4. Veja como é feita esta cirurgia em Cirurgia THD sem cortes para Hemorroida.
  • Técnica PPH: conhecida por hemorroidopexia com grampeador é uma forma de remover hemorroidas através de um anel que aperta a hemorroida e leva à morte das células, sendo um procedimento que não causa suturas e torna a cirurgia menos dolorosa e é feito em hemorroidas internas dos graus 3 e 4 com pouco volume;
  • Laqueação com elástico: é um tratamento onde se aplica uma pequena banda elástica na base da hemorroida que interrompe o transporte de sangue e provoca a sua morte, sendo comum no tratamento das hemorroidas de graus 2 e 3;
  • Escleroterapia: nesta técnica é injetado nos vasos das hemorroidas um produto que provoca a morte dos tecidos e é comum para tratar as hemorroidas de grau 1 e 2.
Além disso, também existem outros métodos que podem ser usados para remover as hemorroidas, como a coagulação por infravermelhos, crioterapia e laser, por exemplo.

Pós-operatório da cirurgia para hemorroida

Embora a cirurgia não cause dor, no período pós-operatório é normal o paciente sentir dor na região perineal, principalmente ao sentar e na sua primeira evacuação após a cirurgia pois esta região está mais sensível. Desta forma, geralmente o médico indica:
  • Uso de analgésicos para controlar a dor e o desconforto como Paracetamol de 8 em 8 horas;
  • Uso de laxantes para tornar as fezes mais moles;
  • Fazer um banho de assento de água fria durante 20 minutos as vezes necessárias para diminuir o desconforto;
  • Evitar usar o papel higiênico e optar lavar a região anal, após evacuar, com água morna e sabão neutro;
  • Usar uma pomada orientada pelo médico 2 vezes ao dia para ajudar a cicatrizar a região.
Após a cirurgia recomenda-se o uso de uma almofada redonda em forma de boia para sentar, diminuindo o risco de sangramento e reduzindo a dor. Durante o primeiro mês o indivíduo deve fazer uma alimentação rica em fibras, para manter as fezes moles, evitando dor ao defecar.
Normalmente, o paciente não precisa de retirar os pontos e, após a cicatrização total não se verificam cicatrizes.

4 comentários:

  1. Gosto desse seu blog porque a informação vem sempre bem direta e clara. Objetividade é essencial. Em nosso website levamos conhecimento acessível a quem quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado por sempre está conosco Penelope!!
      Dei uma olhada em seu website e gostei muito dos conteúdos!

      Excluir
  2. Encontro-me numa situação pós-operatório e está me a custar bastante toda esta situação. Obrigado pelo seu artigo e informação. Bom dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero ter li ajudado amigo!
      Que continue conosco, um forte abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...