quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

AUTISMO INFANTIL


O autismo infantil é uma síndrome geralmente diagnosticada entre os 2 e 3 anos de idade que é caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento que faz com a criança apresente algumas características específicas como dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal estar em meio aos outros e pouco contato visual, além de padrões repetitivos e movimentos estereotipados como ficar muito tempo sentado balançando o corpo para frente e para trás.

Sintomas e características do autismo infantil

São sintomas e características do autismo infantil:
  • Dificuldade na interação social como contato visual, expressão facial, gestos, dificuldade em fazer amigos, dificuldade em expressar emoções;
  • Prejuízo na comunicação como dificuldade em iniciar ou manter uma conversa, uso repetitivo da linguagem;
  • Alterações comportamentais como não saber brincar de faz de conta, padrões repetitivos de comportamentos, ter muitas "manias" e apresentar intenso interesse por algo específico como a asa de um avião, por exemplo.

Causas do autismo infantil

As causas do autismo infantil não são totalmente esclarecidas mas sabe-se que esta síndrome pode estar relacionada a:
  • Deficiência e anormalidade cognitiva de causa genética e hereditária pois observou-se que alguns autistas apresentam cérebros maiores e mais pesados e que a conexão nervosa entre suas células era deficiente;
  • Fatores ambientais como o ambiente familiar, complicações durante a gravidez ou parto;
  • Alterações bioquímicas do organismo caracterizadas pelo excesso de serotonina no sangue;
  • Anormalidade cromossômica evidenciada pelo desaparecimento ou duplicação do cromossomo 16.
A dificuldade em saber a causa do autismo ocorre porque nem todas estas alterações estão presentes em todos os autistas.

Diagnóstico do autismo infantil

O diagnóstico do autismo infantil geralmente é feito pelo psiquiatra através da observação da criança e da realização de alguns testes de diagnóstico, entre os 2 e 3 anos de idade. Para o diagnóstico do autismo infantil a criança deverá apresentar características das 3 áreas que são afetadas no autismo: interação social, alteração comportamental e falhas na comunicação, e não é necessário apresentar uma extensa lista de sintomas para ser diagnosticado com autismo pois esta síndrome manifesta-se em diferentes graus e por isso a criança pode apresentar somente algumas características do autismo, sendo então diagnosticada com autismo leve, por exemplo.
O autismo por vezes pode ser quase que imperceptível e pode confundir-se com timidez, falta de atenção ou excentricidade como ocorre no caso da síndrome de Asperger e no autismo de alto funcionamento.

Tratamento para autismo infantil

O tratamento do autismo infantil vai depender do tipo de autismo que a criança possui e do seu grau de comprometimento, mas pode ser feito com:
  • Toma de medicamentos;
  • Fonoaudiologia;
  • Terapia comportamental;
  • Terapia de grupo;
  • Psicoterapia.
Apesar do autismo não ter cura, o tratamento quando é realizado corretamente pode facilitar o cuidado com a criança, tornando a vida dos pais um pouco mais facilitada. No caso do autismo leve a toma de medicamentos nem sempre é necessária e o indivíduo pode levar uma vida aparentemente normal.

Existem diferentes tipos de autistas?

O "espectro autista" é amplo pois existem diferentes tipos de autistas, alguns apresentam comprometimento grave e outros leve como é o caso do autismo de alto funcionamento. Neste último caso o indivíduo pode ser muito inteligente e desenvolver sofisticados softwares ou ter uma facilidade extrema para alguma atividade específica como a matemática para o americano que inspirou o filme “Rain Man”.
Alguns livros que falam sobre o autismo são: “ O estranho caso do cachorro morto” da Ed. Record, e “Um Antropólogo em marte” da Companhia das Letras, estas costumam ser boas leituras para pais de crianças diagnosticadas com autismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...