terça-feira, 30 de dezembro de 2014

INFECÇÃO UTERINA NA GRAVIDEZ

A infecção uterina na gravidez, também conhecida como corioamnionite, é uma condição rara que acontece mais frequentemente no final da gestação e, na maioria dos casos, não coloca em risco a vida do bebê.
Esta infecção acontece quando as bactérias do trato urinário alcançam o útero e, normalmente, se desenvolve em grávidas com trabalho de parto prolongado, rompimento da bolsa antes do tempo ou infecção urinária.
A infecção uterina na gravidez é tratada no hospital com injeção de antibióticos na veia para impedir complicações no bebê, como pneumonia ou meningite.

Sintomas da infecção uterina na gravidez

Os sintomas da infecção uterina na gravidez são raros, mas podem incluir:
  • Febre acima de 38ºC;
  • Calafrios e aumento da sudorese;
  • Sangramento vaginal;
  • Corrimento vaginal com cheiro fétido;
  • Dor abdominal, especialmente durante o contato íntimo.
É normal que a infecção uterina na gravidez não provoque sintomas e, por isso, a grávida pode só descobrir que tem uma infecção durante uma consulta de rotina no ginecologista ou obstetra.
Porém, caso surjam sintomas, é recomendado consultar o obstetra o mais rápido possível, para fazer exames de sangue e ultrassonografia para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado. Além disso, também pode ser necessário ecografia ou cardiotografia, para avaliar a saúde do feto.

Tratamento para infecção uterina na gravidez

O tratamento para infecção uterina na gravidez deve ser orientado pelo obstetra e, normalmente, é iniciado com o uso de antibióticos na veia, como Gentamicina ou Clindamicina, durante 7 a 10 dias, para eliminar as bactérias que estão provocando a infecção.
No entanto, nos casos mais graves, em que há risco de o bebê desenvolver pneumonia ou meningite, pode ser recomendado fazer o parto normal antes do tempo. A cesárea só deve ser utilizada em último caso para evitar contaminar o abdômen da grávida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...