quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O QUE É ENFISEMA PULMONAR

O enfisema é uma doença respiratória na qual os pulmões vão perdendo elasticidade, ocorrendo a destruição dos alvéolos, que são o local onde existe a troca de oxigênio. Este processo acontece gradualmente e, por isso, na maioria dos casos os sintomas demoram a ser notados.
Os sintomas mais comuns do enfisema costuma surgir após os 50 anos de idade, e incluem:
  • Sensação de falta de ar;
  • Chiado no peito;
  • Tosse persistente;
  • Dor ou sensação de aperto no peito;
  • Dedos das mãos e pés azulados.
A falta de ar é o sintoma mais comum, que aparece e piora gradualmente. Assim, nas fases iniciais, ela surge somente quando a pessoa faz esforços intensos e, à medida que a doença piora, pode surgir até durante o repouso. Uma boa forma de avaliar esse sintoma consiste em avaliar se existem atividades que causam mais cansaço do que antigamente, como subir escadas, fazer uma caminhada ou correr atrás do ônibus, por exemplo.
Já nos casos mais graves, o enfisema pode até interferir na capacidade de fazer atividades diárias, como tomar banho ou caminhar pela casa, e, ainda, causar falta de apetite, perda de peso, depressão, dificuldade para dormir e diminuição da libido.
Sinais e sintomas de Enfisema Pulmonar

Porque acontece e como evolui

O enfisema, geralmente, surge em pessoas fumantes e pessoas expostas a muita fumaça, como pelo uso do forno à lenha ou trabalho em minas de carvão, por exemplo, pois são muito irritantes e tóxicos ao tecido pulmonar. Desta forma, os pulmões tornam-se menos elásticos e com mais lesões, o que causa perda gradual da sua função, por isso, normalmente só começa a apresentar os primeiros sintomas após os 50 anos.
Após os primeiros sinais, os sintomas tendem a agravar-se se não for feito qualquer tipo de tratamento, sendo que a velocidade de piora dos sintomas variam de pessoa para pessoa, dependendo de fatores genéticos.

Como confirmar o diagnóstico

Para identificar se os sintomas estão sendo provocados por enfisema é aconselahdo consultar um pneumologista para que ele avalie os sintomas e faça exames como raio X do tórax ou tomografia computadorizada, por exemplo.
No entanto, os exames podem mostrar resultados normais, mesmo quando se tem o problema e, por isso, caso isso aconteça, o médico pode ainda fazer testes da função pulmonar para avaliar as trocas de oxigênio no pulmão. 

FONTE: Tuasaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...