quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Transfusão de Sangue

Podemos chamar de transfusão de sangue a transferência de sangue ou de um hemocomponente de um doador para um receptor. Esse é um procedimento realizado com o intuito de aumentar a capacidade do sangue de transportar o oxigênio, restaurar os níveis de sangue no organismo, melhorar a imunidade ou corrigir distúrbio da coagulação sanguínea.
A transfusão de um hemocomponente é escolhida sempre que possível, porque ela supre a necessidade específica do paciente, é mais segura e evita o desperdício dos demais.

Um hemocomponente pode ser:
  • Eritrócitos;
  • Plaquetas;
  • Fatores de coagulação;
  • Plasma fresco congelado;
  • Leucócitos;

A coleta, o armazenamento e o transporte do sangue são regulamentados por autoridades federais e locais, bem como algumas instituições possuem suas próprias normas adicionais
Por isso os doadores são examinados para se constatar boas condições de saúde. São verificados pulso, pressão arterial, temperatura e, através de uma exame, a existência ou não de anemia.
Um doador pode ser desqualificado permanentemente caso se constate hepatite, cardiopatia, alguns tipos de câncer, asma grave, malária, distúrbios hemorrágicos, AIDS, entre outras doenças.
Já em constatação de gravidez, cirurgias de grande porte recente, hipertensão mal controlada, hipotensão, uso de drogas ou determinados medicamentos e anemia, o doador será temporariamente desqualificado.
Por ser um potencial instrumento de contágio, o sangue do doador passa por uma investigação rigorosa que faz uma varredura à procura de hepatites virais, Aids, sífilis e outros vírus selecionados.
Todo o processo de doação sanguínea dura aproximadamente uma hora, sendo que a doação propriamente dita demora cera de 10 minutos e, com exceção da sensação de picada, é indolor.
O sangue doado, aproximadamente 450ml é vedado em bolsas plásticas conservantes que possuem um composto anticoagulante. Esse sangue é refrigerado e pode ser usado em até 42 dias e, em circunstâncias especiais, os eritrócitos podem ser congelados e armazenador por até 10 anos. Devido ao fato de que a incompatibilidade entre o sangue do doador e do receptor, é feita uma classificação por tipo sanguíneo (A, AB, B ou O) e por RH ( positivo e negativo).
Como precaução, antes do início de uma transfusão, é misturada uma gota do sangue do doador com uma gota do sangue do receptor para assegurar a compatibilidade.
Existe uma transfusão em que o doador também é o receptor. Esse tipo de procedimento da-se o nome de “transfusão autóloga”. Considerada a forma mais segura, a transfusão autóloga pode ser feita por intermédio de duas possibilidades de coleta do sangue:
  • Na primeira o doador faz a coleta um mês antes da cirurgia que poderá acarretar a necessidade de transfusão.
  • Na segunda o sangue é coletado a partir de uma sangramento ou oriundo de um procedimento cirúrgico.
Para reduzir a possibilidade de alguma reação durante a transfusão, o profissional da saúde deve tomar precauções. As reações mais comuns são a febre e a hipersensibilidade, e pode acontecer entre 1 a 2% do total de transfusões realizadas.

Transfusão de sangue: riscos e benefícios

transfusão de sangue é um dos cinco procedimentos médicos mais realizados em todo o mundo. A primeira transfusão de sangue ocorreu no século XVII, e no início do século XX, após a descoberta do sistema ABO, que deu origem ao conhecimento da tipagem sanguínea, a transfusão passou a ter importância clínica no tratamento de milhares de pacientes.
Nas guerras mundiais, milhares de vidas foram salvas com a transfusão. Entretanto, desde então, ao mesmo tempo em que importantes efeitos benéficos da transfusão são conhecidos, somam-se a elas numerosos efeitos adversos que podem resultar em complicações incluindo morte.

Possíveis complicações associadas a transfusão

Dentre as complicações relacionadas à transfusão, destacam-se a transmissão de doenças infecciosas como o HIV (vírus da imunodeficiência humana), hepatites B e C, infecções bacterianas, doenças por príons, e outras doenças emergentes como a febre chikungunya e protozooses, as complicações inflamatórias como a sepse (infecção generalizada), a imunodepressão e reativação de doenças autoimunes, e reações sistêmicas, como o edema pulmonar por inflamação ou sobrecarga hídrica e as reações transfusionais.
Nos últimos anos, avanços na tecnologia dos bancos de sangue e na qualidade dos serviços hospitalares, resultaram em considerável melhora na segurança do processo da transfusão. Atualmente, é menor o risco de erros transfusionais por incompatibilidade ABO, assim como são descritas taxas progressivamente reduzidas de transmissão de infecções.

Prós e contras devem ser analisados

Entretanto, chama a atenção as elevadas taxas de transfusão de sangue, muitas vezes sem que sejam considerados os potenciais benefícios frente aos riscos de eventos adversos. Por exemplo, a transfusão de hemácias é realizada ainda em 60% dos pacientes submetidos a cirurgia cardíaca em todo o mundo, em 50% dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva e em 20% de todos os pacientes internados em hospitais gerais.
Possivelmente, um grande número destas transfusões de sangue poderia ser evitada se análise mais criteriosa fosse feita no sentido de avaliar individualmente as reais necessidades dos pacientes frente aos riscos advindos do procedimento.

Critérios a serem considerados

Em 1942, um famoso anestesiologista chamado John Lundy, da Mayo Clinic, descreveu que o critério para se transfundir um paciente deveria ser o nível de hemoglobina em torno de 10 g/dL. Mais de seis décadas se passaram, a medicina evoluiu, e ainda, boa parte das indicações de transfusão deve-se à essa antiga recomendação.
Felizmente, nos últimos 10 anos, estudos científicos importantes, randomizados e controlados, questionaram a prática transfusional, demonstrando a eficácia de um tratamento mais restritivo de transfusão. O Brasil foi pioneiro ao demonstrar em uma pesquisa realizada no InCor, publicada no periódico JAMA (Journal of the American Association), que em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca, restringir transfusões é seguro e eficaz.
Desde então, implementamos educação em medicina transfusional e protocolos de tratamento e de avaliação dos pacientes, e houve uma redução significante do número de transfusões e de seus efeitos adversos. Um outro ponto importante a ser considerado é a detecção da anemia pré-operatória, que deve ser tratada adequadamente, visando reduzir a necessidade de transfusão. Outro avanço na área que merece destaque são os produtos da coagulação, que devem estar disponíveis nos hospitais para tratamento do sangramento, minimizando a exposição à transfusão.
Esperamos que a evolução da medicina traga, nos próximos anos, maior desenvolvimento e tecnologia na área da medicina transfusional, e que em concomitância, seja intensificado o ensino na área e reafirmado o compromisso dos profissionais de saúde em reduzir as taxas de transfusão de uma maneira responsável e acadêmica, visando melhores resultados para a vida dos pacientes.
fonte: veja.abril.com.br / infoescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...